Suas perguntas respondidas
1. QUEM É O ESPÍRITO SANTO?
Ele é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Consolador, o Espírito de Deus, o Guia e o Criador.
O Espírito Santo é Aquele que põe fim ao caos e Aquele que tem o poder de nos tornar a morada do Todo-Poderoso.
2. QUAL É O PAPEL DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSA VIDA?
O Espírito Santo nos dá o DNA de Deus, dando-nos a certeza de que somos filhos de Deus.
Ele nos convence dos nossos pecados – tornando impossível que não mudemos. Ele quebranta nossos corações para nos levar ao arrependimento e nos oferece ajuda para mudar.
3. O QUE É O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO?
É a confirmação e a certeza da natureza de Deus dentro de nós. Uma troca. Da velha criatura por uma nova, recebendo a natureza divina.
A principal prova do batismo do Espírito Santo é o testemunho pessoal do caráter de uma pessoa.
4. COMO RECEBO O ESPÍRITO SANTO?
Quem deseja ser batizado no Espírito Santo precisa primeiro nascer de Deus – tornar-se Sua propriedade e templo, antes que Ele possa habitar nele.
Requer simplicidade de fé:
“Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.” – Atos 8:12
Muitos querem embelezar a Palavra e o batismo do Espírito Santo, mas o único requisito necessário é ter fé, fome e desejo de receber o Espírito Santo.
5. QUAIS SÃO OS DONS DO ESPÍRITO SANTO?
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas’. – 1 Coríntios 12:4-10.
O Espírito Santo é a fonte de todos os dons, que são os dons de Deus, para que possamos servi-Lo.
6. QUAL É O FRUTO DO ESPÍRITO?
O Espírito Santo é invisível e intocável, mas se manifesta por meio daqueles que O têm. Portanto, sabendo se alguém tem ou não o Espírito Santo e é guiado por ele, precisamos garantir que nossas vidas produzam o Seu fruto.
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” – Gálatas 5:22-23
Este fruto vem somente de Deus. Somente Ele pode nos capacitar a superar a nós mesmos, a superar o conflito diário que enfrentamos com a nossa natureza, que sempre insiste em se voltar para o mal.
7. COMO POSSO RECONHECER A VOZ DO ESPÍRITO SANTO?
Todos os dias, ouvimos vozes. Sejam elas de outras pessoas ou do Espírito de Deus, todas têm um objetivo: nos influenciar a escolher o bem ou o mal.
Muitas vozes podem ter boas intenções, mas, devido à sua origem, acabam nos desviando do caminho. Outras, desde o início, têm a intenção de fazer o mal. Só existe uma Voz que é puramente boa: a Voz que sai da boca de Deus.
Ela fala por meio da Palavra Escrita ou por meio daqueles em quem fluem rios de Água Viva.
Rios de Água Viva são palavras de fé, encorajamento, despertar, coragem, reavivamento — tudo o que levanta os caídos, ressuscita os mortos e traz vida onde antes havia morte.
Para absorvê-los verdadeiramente, no entanto, precisamos fugir das outras vozes e fixar nosso olhar físico e espiritual na Palavra escrita.
8. POR QUE PRECISO DO ESPÍRITO SANTO?
Precisamos do Espírito Santo por vários motivos importantes. Primeiro, ele nos dá a certeza da salvação eterna da nossa alma e a certeza de que Deus — o Pai do Senhor Jesus Cristo — também se tornou nosso Pai. Ele também nos garante que um dia estaremos com Ele para sempre. Somente o Espírito de Deus dentro de nós pode oferecer essa certeza. O Espírito Santo não é simplesmente uma opção ou um requisito para ocupar um cargo na igreja, como membro, obreiro, pastor ou bispo. Pelo contrário, ele é essencial para nos tornarmos membros do Corpo de Cristo — isto é, para sermos verdadeiramente salvos. Além disso, o Espírito Santo confirma que somos filhos de Deus. Visto que muitos cristãos lutam para manter a fé, o Espírito Santo também é vital para manter a nossa fé viva.
- O Jejum de Daniel afetará minha capacidade de trabalhar se eu usar a internet?
Se o seu trabalho envolve o uso da internet ou das redes sociais, você pode continuar a fazê-lo. No entanto, certifique-se de usá-las estritamente para tarefas relacionadas ao trabalho e evite se distrair com outras coisas. Lembre-se: o segredo é manter o foco, não permitindo que nada desvie sua atenção do propósito do Jejum.
- Quando começa e termina o Jejum de Daniel?
O Jejum de Daniel acontecerá de domingo, 22 de junho a 13 de julho
- O que devo assistir durante esse período?
Você pode assistir a filmes cristãos e conteúdo inspirador disponíveis na plataforma Univer que o ajudarão a se aproximar de Deus. Mas tome cuidado para não se deixar levar pelo entretenimento. O objetivo deste propósito é que você desenvolva seu relacionamento pessoal com Deus, abandonando distrações e atitudes erradas e fortalecendo sua comunhão com Ele.
-
O que devo comer durante esse período?
O Jejum de Daniel não é um jejum baseado em comida. No entanto, se você deseja manter uma dieta mais saudável durante esse período, pode optar por abrir mão de certos alimentos prazerosos, como Daniel fez, se sua saúde permitir.
Santificação durante o Jejum de Daniel
Durante esse período, o objetivo é buscar a santificação diante de Deus, distanciando-nos de tudo o que nos separa dEle. A mentalidade que tem dominado este mundo tem levado muitos a se afastarem ainda mais de Seus princípios. E o Jejum de Daniel vai contra isso, pois oferece uma redefinição – uma maneira para cada pessoa refletir, se livrar de influências prejudiciais e restaurar em si a imagem e semelhança de Deus.
Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8
