Estamos mergulhados no Jejum de Daniel e muitos estão buscando a presença de Deus com intensidade, fé e persistência. Esse propósito é exatamente para isso! No entanto, todos nesta busca devem se fazer uma importante pergunta: “Por quê eu quero receber o Espírito Santo?”

A resposta a esta pergunta tem uma importância profunda. Deus não examina apenas as nossas ações, mas também as nossas intenções. Embora essa seja uma busca maravilhosa e fundamental, a razão por trás do seu desejo faz toda a diferença.

Alguns buscam o Espírito Santo simplesmente porque outros ao seu redor já O receberam, então não querem se sentir “excluídos”, menos espirituais ou “deixados para trás.” Outros talvez queiram se sentir importantes ou validados, como se isso fosse provar seu valor ou santidade.

Mas o Espírito de Deus não é um troféu para ser exibido, ou um símbolo de status espiritual. É a presença do Altíssimo habitando em nós, não para nos sentirmos superiores, mas para termos condições de servi-Lo, obedecê-Lo e glorificá-Lo.

“Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” (Tiago 4:3). Se orgulho, comparações ou ambições egoístas estiverem por trás da razão para buscarmos a presença de Deus, certamente sairemos de mão abanando. Nossa verdadeira motivação deve ser glorificar o Seu nome.

Quando o Espírito Santo vem sobre alguém, é para transformar aquela pessoa em uma testemunha do Senhor Jesus, para que viva em retidão e seja usada para levar aos outros a salvação e ajudar aqueles que estão com a alma abatida.

O Espírito Santo nos dá o poder para vencer o pecado, a ousadia para compartilhar nossa fé com outras pessoas e a força para vencer as tribulações da vida. Mas acima de tudo, Ele nos torna um com Deus, e essa união não é para ganho pessoal, mas sim para que sejamos instrumentos em Suas mãos.

Então, hoje te encorajamos a refletir: você quer o Espírito Santo só para se sentir bem ou para fazer o bem ao seu próximo? Seu maior desejo é que o Nome de Deus seja glorificado na sua vida ou não? Se concluir que as suas intenções são boas, então continue dando tudo de si, porque você está no caminho certo – e logo receberá a maior bênção de todas!

Por outro lado, se perceber que a sua busca tem motivações egoístas, reveja seus conceitos, mas não deixe isso lhe abater! Deus não está buscando perfeição, mas sim sinceridade. Seja transparente com Ele e peça que mude o seu coração, colocando Sua vontade e visão dentro de si. Ele certamente irá guiá-lo ao rumo certo.