Todos nós entendemos que relacionamentos não crescem da noite para o dia. Quer seja uma amizade, casamento ou até relação de trabalho com colegas, desenvolver confiança, entendimento e conexão requer tempo e esforço. O mesmo se aplica – ainda mais – em relação ao nosso relacionamento com Deus. 

Muitas pessoas afirmam acreditar em Deus, mas poucas podem realmente dizer que O conhecem. Isso porque, para realmente conhecer alguém, é necessário mais do que simplesmente ouvir falar sobre aquela pessoa. É necessário comunicação, tempo e esforço intencional. Não há como esperar ter um relacionamento sólido com alguém com quem você mal fala ou passa tempo junto, certo? Da mesma forma, se desejamos caminhar junto com Deus, devemos nos comprometer a entender quem Ele é.

O Jejum de Daniel oferece uma oportunidade preciosa para isso. Ao nos desconectarmos das distrações do mundo e focarmos nossos pensamentos em Deus, criamos o espaço necessário para construir um relacionamento diário, pessoal e transformador com Ele.

Conhecer a Deus é entender Seu caráter e Sua vontade, e é na Bíblia que Ele se revela. Cada página nos ensina sobre Sua misericórdia, santidade, justiça e amor. Se você ler com o coração aberto, começará a entender como Ele pensa e trabalha na vida daqueles que confiam nEle.

Além disso, quando conversamos com Deus sinceramente e frequentemente, nos aproximamos dEle e Ele se aproxima de nós (ver Tiago 4:8). Quanto mais oramos, mais reconhecemos Sua voz e aprendemos a aliar nossos desejos com os dEle.

É importante lembrar que um relacionamento com Deus não é construído com base em sentimentos, mas em fé e obediência. Conforme conhecemos a Sua vontade, também precisamos estar dispostos a segui-La, mesmo quando não for fácil. Afinal, o verdadeiro amor é expresso por meio de ações.

Se você já se sentiu distante de Deus ou incerto sobre quem Ele realmente é, esses 21 dias são o período perfeito para mudar isso. Use este momento para cultivar um relacionamento baseado não em hábitos religiosos, mas em uma conexão genuína. Quanto mais você conhecer a Deus, mais confiará nEle, e quanto mais confiar nEle, mais paz e clareza terá – independentemente das circunstâncias.