
O Jejum de Daniel se inspira no livro de Daniel, capítulo 10, quando Daniel jejuou por 21 dias para buscar a sabedoria e o entendimento de Deus.
No mundo de hoje, muitas pessoas lutam para ter um relacionamento mais próximo com Deus. Mas, devido a muitas distrações, como mídias sociais, filmes, programas de TV e diversas formas de entretenimento, alegam não ter tempo. O Jejum de Daniel oferece uma oportunidade única para deixar de lado essas distrações e dedicar esse tempo para investir em sua comunhão pessoal com Deus.
Por que participar deste propósito?
O propósito final do Jejum de Daniel é receber o Espírito Santo, que é o próprio Deus vivendo em nós. Mas como pode um Deus Santo habitar em seres humanos imperfeitos? Embora Ele não espere perfeição, Ele deseja um coração disposto. Assim como ninguém derramaria água limpa em um copo sujo, devemos primeiro nos esvaziar de coisas como raiva, ganância, fofoca, inveja, orgulho e rancor, e de tudo o que nos separa de Deus. Só então podemos realmente abrir espaço para que Ele entre e habite em nós.
Agora que você entende o propósito e o significado por trás do Jejum de Daniel, o próximo passo é saber como participar. Pronto para começar?
Veja como você pode participar do jejum.
Iniciar o Jejum de Daniel não significa apenas ficar longe das mídias sociais, notícias e entretenimento. Trata-se de reservar intencionalmente um tempo para buscar a Deus. Antes de começar os 21 dias de jejum, considere estes 3 passos:
Passo 1: Apresente seu Jejum a Deus em Oração
Este é um passo crucial — não o pule.
Reserve um tempo para orar e:
- Ofereça os próximos 21 dias a Deus.
- Pergunte a Ele o que Ele quer que você faça durante esses 21 dias.
Lembre-se: devemos nos esvaziar de tudo o que nos separa dEle.
Passo 2: Seja Específico com Suas Intenções
Anote o que você está pedindo em oração durante o jejum:
- A prioridade é o Espírito Santo.
- Se você já tem o Espírito Santo, talvez esteja buscando um relacionamento mais profundo com Deus.
Ter uma intenção clara ajudará você a manter o foco quando o jejum se tornar claro.
A oração de Daniel foi atendida porque ele perseverou na busca pelo conhecimento e pela compreensão da vontade de Deus. Sua fé estava firmemente alicerçada na Palavra de Deus, o que o impediu de desanimar ou permitir que a dúvida tomasse conta de sua mente. Muitos cristãos desanimam na oração e no jejum, porque sua fé se baseia na emoção e depende do que podem ver. Mas aqueles que creem, como dizem as Escrituras, não desistem em tempos de dificuldades.
Em Daniel, capítulo 10, um anjo revelou a Daniel que uma grande batalha espiritual havia ocorrido. A oração de Daniel foi ouvida no primeiro dia, mas houve resistência das forças malignas, que só foi vencida com a ajuda do arcanjo Miguel. Também enfrentamos batalhas espirituais semelhantes em nossa vida diária e, para vencer, precisamos perseverar em oração.
Passo 3: Comece com um Propósito
Depois de orar e anotar seu foco, comece seu jejum. Isso pode significar:
• Definir um horário específico todos os dias para ler a Bíblia
• Dedicar tempo à oração
• Colocar seu celular no modo “Não Perturbe” pela manhã para priorizar a busca por Deus
Em vez de pegar o celular logo de manhã, que tal começarmos o dia de forma diferente?
Ao remover as distrações, criamos espaço para focar nas coisas de Deus. Como a Bíblia diz: ” Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.” (Colossenses 3:2)
Que tal começar o dia com um propósito, definindo o tom para tudo o que se segue? Durante o Jejum de Daniel, você pode começar suas manhãs sintonizando o programa
“ Be Inspired ” às 7.30am, de segunda a sexta-feira. É um momento para alinhar seus pensamentos com a Palavra de Deus. Baixe o aplicativo Liberty Radio na App Store ou no Google Play para sintonizar.
Quando meditamos em Sua Palavra, começamos a trocar nossos pensamentos pelos dEle.
A Bíblia é o nosso guia de vida — ela nos ensina como viver. Quando lemos a Bíblia, permitimos que Deus fale conosco.